(Indulgência plenária no aniversário do batismo e na celebração da vigília Pascal).
No rito antigo, o batismo se inicia na entrada da Igreja, ali se realiza os ritos de insuflação(sopro no rosto da criança que é o gesto de Cristo para expulsar o demônio), os sinais da Cruz, imposição das mãos e imposição do sal, e a oração do exorcismo.
Pelo mistério Pascal fomos no batismo sepultados com Cristo para vivermos com Ele uma vida nova. Renovemos as promessas do batismo, pelas quais já renunciamos a satanás e suas obras e prometemos servir a Deus na Santa Igreja Católica Apostólica Romana:
Renúncias ao demônio?
-Renuncio.
E a todas as suas obras?
-Renuncio.
E a todas as suas seduções?
-Renuncio.
Credes em Deus Pai, Todo Poderoso, criador do Céu e da Terra?
-Creio.
Credes em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao Céu?
-Creio.
Credes no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica Apostólica Romana, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna?
-Creio.
Ó Deus Todo Poderoso, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos fez renascer pela água e pelo Espírito Santo e nos concedeu o perdão de todo pecado, guarde-nos em sua graça para a vida eterna, no Cristo, nosso Senhor. Amém!
Lembrai-vos, ó Piíssima Virgem Maria, de que nunca se ouviu dizer, que algum daqueles que tenha recorrido à Vossa clemência, implorando a Vossa assistência, reclamado o Vosso socorro, fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como minha Mãe recorro, de Vós me valho e gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a Vossos pés.
Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amém!
(Retirado do livro: Os Anjos, nossos poderosos intercessores e orações indulgênciadas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário